O Parque de Pituaçu vem sofrendo com problemas ambientais e de ocupação desordenada

O Parque de Pituaçu vem sofrendo com problemas de poluição, desmatamento, queimadas, ocupação desordenada por falta de fiscalização, tanto de órgãos ambientais, quanto de segurança do parque. Segundo Felipe Santos, vendedor local, o parque só tem fiscalização durante o fim de semana. “Não vem quase ninguém no parque nos dias de semana porque as pessoas têm medo de serem assaltadas.”, afirma Felipe.

A estagiária de políticas públicas do Grupo Ambientalista da Bahia – Gambá, Aline Amoedo, afirma que “a ocupação desordenada contribuiu para a degradação ambiental de parte do Parque de Pituaçu. As comunidades, alheia ao que vem acontecendo de fato com a área do Parque, aos direitos como cidadãos e às graves conseqüências para o ecossistema urbano, avalia como boa a administração”.

Em documentos do Gambá constam que além dos problemas de ocupação desordenada, o Parque de Pituaçu sofre de outros problemas. Mesmo tombado como unidade de conservação, Pituaçu ainda não possui Plano de Manejo e apresenta problemas ambientais como lançamento de esgotos, desmatamentos, queimadas, introdução de animais silvestres, descrição da vegetação ciliar e caça entre outros. A lagoa está cada vez mais poluída, atualmente é possível encontrar sacos e garrafas plásticas, isopor, outros materiais poluentes boiando na lagoa.

Segundo a Urbanista, Jeruza Jesus do Rosário, a qual fez um estudo sobre a ocupação desordenada do parque e sobre os trabalhos ambientais desenvolvidos no mesmo, “Tanto o Estado como as comunidades, se mostram conscientes da importância do Parque, mas o que se vê na prática, não é condizente com o discurso de senso de preservação; cada vez mais a área vem sendo ferozmente devastada sem a implantação de mecanismos que venham barrar o avanço de tal situação. O Parque é vitima da falta de sincronia entre os serviços dos órgãos que deveria, primar pela sua saúde e das manobras políticas acerca da valorização imobiliária diagnosticada na área”.

A administração do Parque de Pituaçu afirmou que tomará as devidas providências, sobre os problemas causados pela falta de fiscalização no parque, já sobre a ocupação desordenada, a administração afirmou que não é responsabilidade dela.

Anúncios

~ por Thiago U. em novembro 29, 2007.

9 Respostas to “O Parque de Pituaçu vem sofrendo com problemas ambientais e de ocupação desordenada”

  1. […] e lagoa, já foram, de certa forma, descaraterizadas de sua forma primitiva, devidos a sucessivos desmatamentos, queimadas, lavouras e capoeiras. Os remanescentes da Mata Atlântica ombrófila densa e […]

  2. Etive no parque ontem, terça-feira, e o que mais me chamou atenção em relção a poluição foi a lagoa. Como pode a maior aréa matropolitana de Salvador ser deixada daquela forma??
    OUtro fato grave é o assalto na ciclovia devido as invasões, Alto doSão João e Bate facho! Acho que o parque merece mais atenção, o fato de ele ser todo aberto, livre para acesso em varios lugares é algo muito preocupante. Mas a fiscalização é algo precario…

    O orgão responsável deveria tomar atitudes para melhorar o parque, e conservar a pitada do que restará daqui a alguns anos!

    Os prjetos precisam sair do papel!

  3. o parque precisa de ajuda,pois é um otimo local de lazer!

  4. salvador esta perdendo cada dia mas as suas matas virgens por conta de um crescimento imobiliario desnecessário que só está privilegiando uma menoria da população de salvador, ou seja, a elite…
    se tivessimos um programa para defender essas matas em salvador concerteza não perderiamos essas riquezas dentro da área urbana.

  5. GOSTARIA DE SABER QUEM É O ADMINISTRADOR DO ESTÁDIO DE PITUAÇU, ALGUM CONTATO TELEFONE OU EMAIL OBRIGADA..

    Emerson, é possível conseguir o contato da administração através da ONG Gambá, ou no próprio local, faz bastante tempo que não vou no parque por falta de tempo, mas acredito que a cituação no local continua a mesma.

  6. acho um absurdo essa atitude do hospital SARA , de jogar o seu lixo no nosso rio de pituaçu.Será que eles não tenhe consciência de que está acabando com um patrimonio historico?

  7. Bem, faz um bom tempo que não vou no parque, na verdade desde de janeiro, mas creio que deve estar do mesmo jeito. Recentemente vi uma matéria feita pela TV Bahia sobre a primavera que utilizaram imagens de lá do parque, mas só mostraram o lado bonito do parque, queria que mostrassem o lado verdadeiro dele.

  8. Bom.. meu nome é Vitor sou de Uberlândia (MG) sou aluno do curso de arquitetura e urbanismo..
    Em uma aula de desenho ambiental foi proposto para nós montar um projeto de uma parque, de uma área que fica perto da faculdade que por sinal também é protegida pelo ibama. Achei interessante esse parque em Salvador e gostaria de receber mais informções sites pra pesquisa e fotos e notícias sobre o que anda acontecendo com parque pois pra mim é de extrema importância relatar a realidade do que aconteve hoje no parque além dos outros aspectos..
    Se alguém poder me ajudar com curvas de nível topografias e outras coisas ficaria muito grato..
    Agradeço desde já.
    Vitor

  9. Eu estive no parque quando eu tinha sete anos,agora eu tou com 14, mais nao me lenbro direito como é. Eu adorei o paque queria voltar lá de novo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: