Príncipes e princesas

Estou postando uma resenha sobre o filme; “Príncipes e princesas”, que apesar de ter histórias já manjadas sua técnica é bastante interessante.

Cena do filme

     O filme Príncipes e princesas (1999) é um notável agrupamento de seis contos de diferentes épocas, mas com uma linguagem desenhada deslumbrantemente moderna. O filme encanta a todos por apresentar uma forma diferente do habitual, onde apresenta seus personagens em forma de silhuetas, como no teatro de sombras.     O diretor do filme, Michel Ocelot, é um mestre da pintura cinematográfica: tem mão fácil para transpor as linhas até o limite num delírio poético-visual que arrebata o olhar. Premiado pelo seu filme Kiriku e a princesa (1998), Ocelot é, juntamente com o japonês Hayao Myasaki (A viagem de Chihiro; 2001; O castelo animado, 2004), um dos mais prestigiados diretores de animação do mundo.

     O filme retrata uma espécie de teatro futurista, no qual dois jovens e um senhor usam sua criatividade para contar histórias onde eles são das mesmas. Utilizando-se de engenhocas são capazes de pesquisar a cultura que vai ser encenada, recriar a roupa e acessórios utilizados da época. Recriam também os cenários da mesma época que vão desde o Egito Antigo, ao Ano 3000.

     Cada conto começa como uma brincadeira de faz de conta, na qual os atores vão imaginando o início da história e se vestindo como os personagens. Criando uma empatia com quem assiste, principalmente o infantil. Nos contos são mostrados valores essenciais para a relação social no cotidiano, como a retribuição das formigas ao príncipe após ter salvado a vida delas. Estes valores são passados em todos os contos que possuem uma lição de moral aos seus términos.

     Príncipes e princesas é uma recaptura das antigas histórias da literatura de feitiçaria e folclore e exercita sobre toda a ingenuidade da imaginação o refinamento de idéias sem nunca perder a perspectiva narrativa, mais do que simplesmente entretenimento o filme tem papel de educador.

Anúncios

~ por Thiago U. em agosto 10, 2007.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: